Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

anuncie



Comitê do Curu: Instituições participam de I Encontro de Renovação

Instituições de quatro municípios da região que compreende a bacia hidrográfica do Curu participaram do I Encontro Regional para renovação do colegiado que compõe o Comitê do Curu. O encontro ocorreu no município de Geneal Sampaio, no último dia 10 de outubro. Instituições dos municípios de Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio e Tejuçuoca candidataram-se as vagas no colegiado. O momento faz parte do processo de renovação da entidade para o período de 2020 a 2024 e obedece a política estadual de Recursos Hídricos, reservando percentual de participação de 30% dos membros para o segmento Sociedade Civil; 30% para Usuários de água; 20% para Poder Público Municipal e 20% para Poder Publico Estadual e Federal. Veja edital de renovação aqui AQUI.

Na ocasião, os candidatos acompanharam uma explanação sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, a composição de um comitê de Bacia Hidrográfica e os critérios para participar do processo de renovação do Comitê. Para ingressar no Comitê as instituições devem desenvolver trabalho referente a recursos hídricos e meio ambiente na região do Curu.

Mais três encontros estão previstos para ocorrer antes da eleição dos novos membros, prevista o dia 14 de janeiro de 2020. A Comissão Coordenadora da Renovação – CCR esteve representada pelo Sr. Antonio Alzemar (Mazinho Oliveira) e pela Sra. Elisângela Neres, além de alguns membros da atual composição e novas instituições presentes. A Cogeh esteve representada pelos técnicos do núcleo de gestão social da gerência regional da Cogerh em Pentecoste.

Comitê do Curu divulga edital para renovação de membros

O Comitê do Curu já iniciou o processo de renovação dos membros para o período de 2020 a 2024. A comissão coordenadora da renovação do Comitê declarou aberto processo de renovação colegiado. As vagas disponíveis serão preenchidas dentro da composição regimental atual de 50 instituições/membros, obedecendo percentual previsto na legislação de 30% segmento Sociedade Civil; 30% Usuários de água; 20% Poder Público Municipal e 20% Poder Publico Estadual e Federal. Serão realizados quatro encontros regionais de renovação com as instituições que desejarem se candidatar às vagas no Comitê. O Seminário final de renovação está marcado para acontecer no dia 14 de janeiro de 2020.

As instituições que tenham atuação na bacia do Curu poderão pleitear uma vaga, bem como usuário e sociedade civil que desenvolvem trabalho referente a recursos e hídricos e meio ambiente. No caso do segmento sociedade civil e usuários, as entidades deverão desenvolver atividades ligadas aos recursos hídricos e ao meio ambiente.

Sobre os Comitês de Bacias

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) são definidos pela lei estadual nº 14.844 como “entes regionais de gestão de recursos hídricos com funções consultivas e deliberativas, atuação em bacias, sub-bacias ou regiões hidrográficas” e vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH).

Eles são compostos por representantes dos usuários, sociedade civil, das prefeituras e dos órgãos de Governo. É a instância mais importante de participação e integração do planejamento e das ações na área dos recursos hídricos.

Fonte: Cogerh 
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]